segunda-feira, 29 de março de 2010

A Garota dos Cabelos Feitos com Pétalas de Girassóis.

Contava-me um velho sentado na praia costurando sua rede pra pescada matinal que já te avistaram antes, dizem que seus olhos foram esculpidos de diamantes longe, bem longe do outro lado da serra. Além daqui, Além de lá, Além de qualquer lugar que eu já fui.

Dizem que cavaram buracos no centro e pegaram esmeraldas, jogaram elas nos mares mais puros pra dar a eles a chance de lacrimejar e emocionar um coração igual ao meu. Lançaram as redes por nove meses inteiros e encontraram as jóias que couberam perfeitamente nos diamantes.

Dizem que o sorriso que enfeita o seu rosto foi feito por artesãos de máxima eficiência, que calculavam todos os dias quanto ouro gastariam pra comprar as pedras mais raras e brancas pra esculpir dentes, e passaram nove meses polindo elas pra ter certeza que nunca iam manchar.

Fiquei triste ao saber que antes de ser presenteado com tal coisa magnífica teria que passar por cicatrizes, o que mal me importava pois você me parecia valer todo o esforço e sofrimento. Mas aguentar saber que você passaria pelo mesmo me partiu o coração.

Que mal pode ser chamado de coração, não foi feito como o seu que é feito de rubi e confete brilhante de carnaval. O meu é costurado por senhoras divorciadas e sofridas que sabem mais da vida do que sabem de sala de aula. Bate estranho, mas bate.

Me disse o velho, ao sorrir e botar isca numa jaula de caranguejos que tinha acabado de tirar do porta-malas de sua viatura nobre, que você me traria felicidade que eu nunca conheci na vida, e que me daria uma vida boa e uma criança com cabelos feitos com pétalas de girassóis.

Ele me disse que eu seria feliz, mas que iria esquecer o por que das coisas que achava lindas. Que a lua ia brilhar menos, e o sol ia fazer mais calor. Me disse que a noite ia parar de me fazer sorrir sem você, e que eu teria que trabalhar muito e ter muita paciência pra ter você.

Ele sorriu pra mim e disse que um dia eu ia sair pra longe, bem longe distante até mais da terra do outro lado da serra. E que eu ia ver coisas novas, conhecer gente nova. Disse que só depois de voltar por uma estrada nova que ia ter chances de te conhecer.

O velho hoje já não existe mais. Ele foi pra mais longe ainda do que eu, não atrás da serra, mas por acima dela. Levou com ele suas iscas e deixou o carro. Não precisa de carro aonde ele foi. Mas o que foi dito se concretizou, e hoje tenho o que ele prometeu.

Talvez não em palavras, talvez elas não tinham necessidade, mas pelo o olhar dava pra ver que era o que ele esperava pra mim. Paciência aprendi a ter, com você. Beleza esqueci mas aprendi de novo, com você. E agora só espero você ao meu lado.

E depois, quem sabe, a garota dos cabelos feitos com pétalas de girassóis vem.

Nenhum comentário: